jump to navigation

Evangelho Simples… Simplesmente Evangelho fevereiro 26, 2008

Posted by Alexandre Araújo in Artigos, Outros.
Tags: , , , ,
trackback

Era uma tarde de setembro de 2003, após uma longa viagem encontramos um cenário assustador. O objetivo da viagem era entender porque as crianças que cuidávamos no orfanato, tinham tantos traumas na alma e temperamentos conflitantes. Suas histórias sobre morte, perseguições e testemunhos de terem presenciado o assassinato dos próprios pais, muitas vezes a espada, tudo isso parecia longe demais para minha compreensão .

Visitando o local do conflito entre muçulmanos e cristãos, encontramos desolação por todos os lados. Vi muitas igrejas destruídas, foi uma semana muito triste, era como se tudo estivesse acabado, acabou, lutar, continuar, será, aonde, como??? Eram muitas as perguntas e poucas as respostas.

Até que li uma frase em uma das poucas paredes que restou dentre as muitas igrejas queimadas, GEREJA TETAP GEREJA. Meu coração se encheu de terna alegria e compreendi uma verdade que sempre esteve no meu coração através sussurro suave de Deus, mas que naquele momento foi gritada, como que com megafone, na minha alma. O texto dizia, A IGREJA CONTINUA SENDO IGREJA, embora estivesse derribada e queimada. O que Deus gritou no meu ouvido foi que na verdade, o que foi queimado foi apenas um local de reunião da Igreja, e não a Igreja, pois esta somos nós e não a outra. Sim nós, a igreja de Cristo, templo do Espírito Santo, que está a caminho, caminhando, as vezes sofrendo a dor do aprendizado, ao mesmo tempo que gozando os frutos da maturidade que a mesma dor proporciona.

Quando meu tempo de peregrinação na Ásia Menor havia acabado, pelo menos espero que não definitivamente, voltei para o Brasil, e deparei-me com uma realidade que meus olhos não queriam aceitar e meus ouvidos reclamavam em ter que ouvir. Muitos programas televisivos dizendo-se cristãos evangélicos cuja mensagem principal é prosperidade, muitas igrejas para todos os lados nas ruas, como nomes muito criativos como por exemplo, IGREJA EVANGÉLICA A SERPENTE DE MOISÉS QUE COMEU A SERPENTE DO FARAÓ, vi igrejas tão próximas que são separadas apenas por uma fina parede de loja, mantos vermelhos, pó de arroz e outras ainda mais bíblicas com um orgulho denominacional tão exacerbado que chega a ser discriminador, elitista , pecado mesmo. Onde está o evangelho???

Fiquei quase 1 ano sem freqüentar nenhum culto. Comecei então, por me sentir só, a escrever folhas e mais folhas sobre o que creio, minhas convicções, como armas de defesa da minha fé, para não ser corrompido com tudo que via e ouvia.

Este ano conheci um grupo estação caminho da graça, e me senti como Elias, que após achar por muito tempo que estava sozinho, descobriu que haviam mais de 7 mil homens que não haviam se dobrado a Baal. O grupo é o de Mesquita, baixada fluminense, com a liderança do Alexandre Araújo.

Tenho aprendido que andar no caminho significa viver o Evangelho Simples.

Evangelho Simples como a resposta dada por Jesus a mulher pega em adultério e aos seus acusadores ( Jo 8 ) . Sem acusações, sem sermão de três pontos, sem convocação de assembléia extraordinária dos 12, Ele simplesmente disse:

– Quem não tem pecado que atire a primeira pedra!
E depois conclui:
-… eu também não te condeno, agora vá e não peques mais…

Evangelho Simples como o diálogo entre Felipe e o Eunuco ( At 8:36-37 )

– …ali tem água, que me impede de ser batizado
-… se você crê, nada impede
– Eu creio.

Sem nenhuma classe batismal ele foi batizado, sem curso, sem comprovação de presença aos cultos, foi batizado porque creu. O eunuco não preferiu esperar chegar em casa para que os familiares vissem o batismo, pois certamente o mais importante a ser visto era as mudanças que viriam, METANÓIA. Felipe por sua vez não ficou aguardando que se juntasse ao eunuco um número maior de candidatos para aí então serem batizados. O episódio foi um espetáculo aos céus do que acontecera na terra, como tem que ser. Por isso foi simples.

Evangelho Simples como a resposta que Jesus a Marta, quando esta reclamara de Maria ( Lc 10:41 ):

-não te importa que eu fique aqui atarefada e Maria fique aí aos teus pés?
– Marta, marta, andas atarefadas com muitas coisas, mas só uma importa….

Evangelho Simples como a repreensão que Paulo deu em Pedro, por este ter atitudes diferentes com os gentios sempre que os Judeus se aproximavam. Na verdade foi profunda, mas foi simples porque foi direta como deve ser. Sem falação pelas costas.( Gl 2:11-13 )

Evangelho Simples como o testemunho do ex-cego, mendigo, que experimentou, o que os doutores da lei jamais haviam experimentado. O ex-cego começou a testemunhar da graça. ( Jô 9:24-27 )

Evangelho Simples como a fé do centurião ( Mt 8:5-10 ), que não precisava de grandes concentrações de milagres, uma simples palavra do mestre seria suficiente, ou, como a oração do publicano ( Lc 18:9-14 ), que reconhecia a insuficiência de suas obras para ter acesso ao trono do Pai.

Evangelho Simples como a resposta que Jesus deu a mulher de Samaria, quando questionado sobre onde se deveria adorar.
– Te digo pois, que nem em Jerusalém, e nem no monte…. mas importa que os que O adorem, O adorem em espírito e em verdade.

Evangelho Simples como a recomendação de Paulo para que Timóteo bebesse um pouco de vinho, devido as freqüentes enfermidades do estômago. Onde com esta recomendação, reconhecia que apesar de Deus ter poder sobre toda a doença, em algumas ocasiões devido a Sua soberaniedade, Ele simplesmente não libera a cura, e como resultado disso?, Deus continua sendo Deus, o doente apesar continuar doente, não é acusado de estar em pecado e o que orou pedindo cura, continua sendo homem de Deus, além de não acusar o doente de ter pouca fé.

Andar no caminho é simples, é Evangelho Simples, mas também é Simplesmente Evangelho, sem nada que acrescentar.

Simplesmente Evangelho, não há amuletos, onde copo com água serve para matar sede, manto para cobrir que esta com frio e arroz para alimentar quem tem fome, e o que passar disso sejamos anátema. Árvores são árvores e homens são homens ( Mc 8:22-25 )

Simplesmente Evangelho, onde a verdadeira prosperidade se dá na alma e no espírito, onde bens materiais, são conseqüência do caminho trilhado, e não tem nada haver com santidade. Não existe teoria sacrifício aqui, benção ali.

Simplesmente Evangelho, onde o convertido a Cristo pode crescer, aprende a pensar e não fica eternamente dependente, a não ser de Deus.

Simplesmente Evangelho, onde toda a soterologia, todo doutorado e todo Phd em divindade ( como se isso fosse possível ) necessariamente tem que se render a declaração de Jesus:

…”Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém bem ao Pai senão for por mim…” Jo 14:6

No caminho Evangelho GEREJA TETAP GEREJA, porém livre e dinâmica, simples e simplesmente maravilhosa.

Em Cristo
Patrick Gayer

Anúncios

Comentários»

1. Misael - fevereiro 26, 2008

Gosto muito do trabalho de vocês. Que Deus os continue guiando pelo caminho correto.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: